Brand Equity

Você sabe o que é Brand Equity?

Te mostramos o que é e como você pode utilizá-lo no na estratégia de negócios para sua empresa.

Quem conhece o mundo dos negócios sabe que nem só de dinheiro é feita uma empresa de sucesso. Não são poucos exemplos de empreendimentos com recursos de sobra que falharam em se sustentar no mercado.

Qual o motivo disso? Em muitos casos, a causa principal do fracasso é a falta de atenção ao brand equity.

Por outro lado, empresas que investem pesado nisso têm obtido resultados cada vez mais expressivos, ano após ano.

A expressão brand equity pode ser traduzida de forma simples como valor de marca, pois é exatamente isso que ele representa. Mas, aí surge outra dúvida: como medir o valor de uma marca?

Por se tratar de algo intangível — diferente do valor do patrimônio físico de uma empresa — o valor de uma marca segue vários critérios abstratos de avaliação.

No fim das contas, não se trata apenas de ter uma identidade facilmente reconhecida. Afinal, há muitos exemplos de marcas que são reconhecidas de forma negativa.

O que importa é como os clientes encaram a marca, pois é essa percepção que fará a maior diferença nos lucros e na valorização da empresa como um todo.

Visto que o branding tem o papel de fortalecer a marca, podemos dizer que o bom trabalho de branding gera o brand equity.

Em outras palavras, quanto mais forte a imagem da empresa, maior o seu valor no mercado.

É fato que as marcas mais fortes são as que ditam o ritmo do mercado. E quando falamos em mercado, não se trata apenas dos consumidores.

Naturalmente, isso dá a elas uma enorme vantagem frente aos concorrentes, e aumenta grandemente as chances de sucesso junto aos clientes.